terça-feira, 20 de abril de 2010

Educopédia - Faça Parte!

Pesquisas científicas demonstram que ações que viabilizam o reforço da aprendizagem têm grande impacto no desempenho acadêmico dos alunos. A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro acredita nisso e deseja criar várias oportunidades por meio das quais os alunos do município possam passar por esse reforço. Uma delas é via digital, em páginas na internet onde os alunos poderão consumir conteúdos e praticar o que foi ensinado. Esse reforço digital será disponibilizado por meio de aulas digitais auto-explicativas, reunidas em um site que foi batizado de Educopédia.

No início, haverá somente aulas de Lingua Portuguesa e Matemática. Outras matérias, como Ciências, História e Geografia, serão acrescidas nos anos seguintes. Cada aula digital explorará um ou mais temas e incluirá de cinco a dez atividades. Essas atividades podem ser vídeos, animações, textos, podcasts, quizes, joguinhos, etc, e seguirão um roteiro pré-definido. Serão 32 aulas digitais para cada ano e cada matéria, de segundo a nono anos. Cada aula digital corresponderá a uma semana de aula do ano letivo. Os temas das aulas serão os mesmos das orientações curriculares seguidas pelos professores.

O site deverá ser claro, simples, direto e extremamente intuitivo para que alunos possam utilizá-lo sem depender de orientações e para que, mesmo as pessoas que não se sentem familiarizadas com a utilização de computadores ou da internet, possam utilizá-lo.


Objetivos:
  • Melhorar a qualidade do sistema educacional do município com o oferecimento de conteúdos e atividades online;
  •  Oferecer mais uma alternativa para alunos que faltaram aulas, que não compreenderam o conteúdo, que precisam praticar mais ou para uma recuperação constante de aprendizagem;
  •  Oferecer uma opção rápida e fácil para professores que desejam integrar tecnologias a suas aulas.
  •  Seleção de professores


 O Educopédia será criado por professores da rede. A seleção e a capacitação será realizada por uma equipe interdisciplinar da UFRJ. Os pré-requisitos são:

=> Ser professor da rede municipal do Rio (PI ou PII), com conhecimentos suficientes de Matemática e/ou Língua Portuguesa
=>Ter interesse na utilização das novas tecnologias na educação e na criação de aulas digitais

=>Ter facilidade para selecionar recursos educacionais em portais como o Portal do Professor
=>Dispõe de 8 horas livres, por semana (para trabalho em casa ou outro lugar com internet)

Os selecionados:


  • Serão responsáveis por uma das seguintes etapas da criação das aulas digitais: seleção dos melhores objetos educacionais, organização dos objetos e roteirização da aula, validação
  • Terão seu nome incluído na lista de autores
  • Receberão uma bolsa mensal de R$900,00
  • Estarão contribuindo para a criação de uma ferramenta para a melhoria da qualidade da educação pública da cidade.

Para participar da seleção ou queira fazer alguma pergunta sobre o projeto, envie uma mensagem para educopedia.sme@gmail.com com seu nome, telefone e email.

6 comentários:

  1. Olá, me inscrevi e agora não sei como será o procedimento. Peço informações sobre tal.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Recebi um e-mail de confirmação de inscrição e aguardo instruções.

    ResponderExcluir
  3. pUXA SENTI MUITO QUERIA ME INSCREVER POSSO AINDA?NÃO SOUBE DESSA INSCRIÇÃO,MEU NOME É REGINA LUCIA CAVALCANTI REIS sou lotada na escola Marechal Mascarenhas de Moraes situada no CAJU,SE NÃO FOR POSSÍVEL gostaria de ficar a par dos novos contatos para o projeto 30 porque me interessei muito é uma maneira de juntar o util ao agradável,terei como aplicar minha Pós Graduação em info Educativa,talvez integrando com ciências e ainda com ajuda da bolsa tudo que eui preciso adorei.....

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Estou adorannnnnnnnnnnnnnnndo!
    Mesmo sendo hoje o Dia das Mães soube conciliar bem minha situação de mãe e filha aos trabalhos do Educopédia. Meus filhos souberam entender meus objetivos e minha mãe, aos 79 anos, me aguardou ansiosa para o almoço.
    Fiz novas amizades e estou muito feliz.
    Parabéns ao simpático e amável colega Rafael Parente, a Fabiana e à todos os colegas da SME engajados neste trabalho, assim como os professores da UFRJ e a OI, parceiros do Educopédia.
    Muito bom!

    ResponderExcluir
  5. Sou Professor de Educação Física e fiz a inscrição. Agora estou aguardando novas instruções!!!

    ResponderExcluir
  6. Fico muito triste em saber que esses incentivos só estão ao alcance de Educadores da Rede Municipal,acredito que quando se trata de "EDUCAÇÃO"a rede tenha que ser nacional,pois estamos testemunhando que os profissionais da Educação de um modo geral,estão precisando de incentivos como esse,sejam eles da esfera pública ou privada,da qual faço parte.A S ociedade agradecerá.

    ResponderExcluir